12 de abril de 2008

Palavra Merlot

É inebriante o perfume de um livro.

Antes de ser lido, um livro pede para ser aspirado, como um talentoso amante do vinho faz com seu líquido predileto antes de sorvê-lo. O tempo curte as páginas, dando-lhes cor, textura e alguns fungos... - Vinho e queijo! - As páginas são acariciadas com cuidado, como ao se tocar em uma taça de cristal muito delicada. Um olhar furtivo acaba por se render ao brinde: a capa é virada e a primeira dose de palavras é sorvida. A fineza de um Merlot se faz traduzida em versos românticos e perfeitamente equilibrados, punhados pelo autor. O livro seduz. Quem se deixa envolver é tomado pela voracidade e se embriaga aos poucos. Eu me embriago. Absorvo as palavras com prazer.

O vinho percorre toda a boca e mergulha no corpo, como fazem os versos à alma.

Mais uma taça.

A página se vira, mas não tranqüilamente. Já não se sente mais o cheiro do livro: o perfume de um leitor antigo se insinua.

O último verso nem é lido. Fecho o livro. Acabou-se o vinho.

6 comentários:

Edson Rossatto disse...

Palavras saborosas de uma escritora que não se contenta em agradar somente a visão e o intelecto de seus leitores; ela os faz degustar as palavras como bombons de licor (tal qual Forrest Gump)...ou de vinho...(rs)

Deixando as palavras melosas de lado, arrisco-me a dizer que, de todos os textos que li de Jersie, este é, sem dúvida, o que mais envolve... o melhor!

Amer H. disse...

Hey! Obrigado pelo seu comentário lá no meu blog! Que bom que estou agradando!

Gostei muito do seu blog também! Muito bem escrito e sensível! Eu aprovo!

Linkei seu blog no meu também, ok?

Cheers!

Anônimo disse...

Bem que nas escolas, as familias dos estudantes deveriam se deixar seduzir e embriagar pelos livros. Há mais incentivo em ver televisão do que ler bons livros.

Um bom abraço e boa semana.

Anônimo disse...

Proponho um brinde literário e literal (qualquer dia desses) ao seu talento!

Esse eu não analiso...


... ficaria dias intermináveis de ressaca...



Perfeito!

Renata Oliveira Souza

Unknown disse...

Olá...

Me sinto "embriagado" com suas palavras.
Seu blog é uma excelente degustação de um ótimo vinho.

Que Baco possa sempre te inspirar a produzir bons vinhos.

Abraço.

Unknown disse...

Obrigado...Por ter me dado a honra de conhecer, este texto.